In

Cuidados com a Pele Parte I

 Esse assunto e até meio repetitivo, mas informação nunca e de mais, não é verdade! Ainda mais se tratanto
de cuidados com a pele.

Pensando nesse assunto, aqui blog vai ter uma série de matérias  e dicas falando sobre cuidados com a pele e com o corpo. Cuidados esses que são essenciais para manter a pele bonita e saudável.


Para ter uma pele bonita, não e necessário só usar cremes bons, a alimentação influência e muito na aparência da pele. Sem contar que e necessário ingerir bastante liquido, e sempre usar filtro solar, mesmo que você não se exponha ao sol muitas vezes durante o dia. Lavar o rosto de duas a três vezes ao dia e mais do que necessário para manter a oleosidade controlada, pode até paracer mentira isso, mas lavar o rosto de mais tem consequências não muito boas, a pele podera produrir ainda mais gordura  para repor a perda pela lavagem excessiva. Sem contar que pode ate desencadear algum tipo de problema dermatológico.

Por tanto alem de seguir as dicas que sempre lemos em revistas, sites, e outros meios de comunicação, e sempre bom procurar um orientação médica, pois cada caso e um caso.

As dicas simples e essenciais são as seguintes:
  • Lave o rosto de duas a tres vezes por dia;
  • Esfolie a pele no minímo de uma a duas vezes por semana (isso depende da sua necessidade);
  • Use filtro solar todos os dias;
  • Use um bom hidratente, e de preferencia para os Oil-Free (não deixam a pele oleosa);
  • Beba muiiiita água;
  • E nunca mais nunca mesmo durma de maquiagem, faz muito mal, pois intope os poros e causa acne, cravos, em fim, não e legal fazer isso.
Como os posts vao ter uma serie, hoje vamos falar sobre a temida acne! Então vamos ler e se informar!!




Mais do que um problema dermatológico, a acne é um problema social. Invariavelmente quem sofre do problema enfrenta dificuldades para se relacionar e até mesmo para conseguir um emprego.

Mas felizmente os últimos avanços da ciência trouxeram resultados eficientes, tanto para o combate à acne, quanto para suas cicatrizes.

Sendo uma doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo. Isto para evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, pois interfere diretamente na autoestima das pessoas.


O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, trabalhando na desobstrução dos folículos e no controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.


A limpeza de pele, que deve ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.
Em casos de acne muito grave ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a acne é uma doença da pele, que acomete, só no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas entre 13 e 18 anos, número que equivale a quase 80% dos jovens do país.
Paciência e controle da ansiedade em resolver tudo de uma vez são recomendados. A melhora da pele pode demorar, mas os resultados vão persistir para sempre.
É importante ressaltar que estes procedimentos devem ser realizados apenas por médicos dermatologistas treinados, pois sempre existem riscos de efeitos adversos, mesmo quando realizados adequadamente.


Como é?
A acne é resultado do mau funcionamento do complexo pilosebáceo, local onde nascem os pêlos e se localizam as glândulas sebáceas. É uma doença que tem como característica a pele excessivamente oleosa, poros dilatados e rosto brilhante. As espinhas são pontos inflamados, às vezes com pus e distribuídos na face ou dorso. Os cravos (comedões) são aqueles pontos escuros vistos principalmente no nariz, queixo e face. Estes são chamados de comedões abertos, enquanto os brancos são os comedões fechados. Os cistos, quando profundos na pele, formam nódulos internos doloridos inicialmente, podendo inflamar e se tornar purulento. Em alguns casos é preciso realizar drenagem cirúrgica.


Porque aparece?
Em cada pêlo existe ao lado uma glândula sebácea. Quando a oleosidade aumenta, a pele fica brilhante, aumenta a espessura e ocorre uma proliferação de bactérias no local. Normalmente a evolução se dá com o aparecimento de cravos e mais tarde espinhas inflamadas. Esse processo é desencadeado pela ação de hormônios androgênicos (masculinos), herança e tipo de pele. As peles oleosas são mais propensas a ter acne. Fatores psicológicos, determinados medicamentos, cosméticos e sol, por exemplo, também contribuem.


Quando surge?
Embora sua maior incidência seja entre os adolescentes, recém-nascidos e pré-púberes, os adultos também são afetados. A faixa de idade que tem a maior incidência de acne é entre 14 e 17 anos no sexo feminino e entre 16 e 19 anos no sexo masculino.


O que fazer?
Os tratamentos de hoje operam verdadeiros milagres no combate a acne e cicatrizes deixadas na pele. A recomendação é iniciar um tratamento assim que as primeiras lesões aparecem na pele, não importa a idade. Aquela velha conversa "de que um dia vai passar" pode deixar sequelas estéticas ou psicológicas graves.


XoXo Girls ;*

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário. :)